• Confédération Internationale

    de la Société de Saint-Vincent-de-Paul

    30 millions de pauvres aidés dans le monde

  • Confédération Internationale

    de la Société de Saint-Vincent-de-Paul

    "Je voudrais enserrer le monde dans un réseau de charité" (Frédéric Ozanam)

Retour à la liste des actualités

Amor aos Pobres e devoção mariana levam mais de 40 mil vicentinos a evento no Brasil

10 avril 2018 Actualités des conseils Actualités des Conseils

Amor aos Pobres e devoção mariana levam mais de 40 mil vicentinos a evento no Brasil

Um evento com proporções gigantescas.Esta é uma boa definição para a festa realizada no Brasil, nos últimos dias 24 e 25 de março. O maior santuário mariano do mundo, o de Nossa Senhora Aparecida, acolheu a maior aglomeração de confrades e consócias também em nível mundial. Cerca de 40 mil membros da instituição participaram da 48ª Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida (Estado de São Paulo), Brasil.

A festa é uma promoção anual do Conselho Nacional do Brasil (CNB), como forma de homenagear o principal fundador da instituição, confrade Antonio Frederico Ozanam, além de demonstrar a devoção dos membros a Nossa Senhora e o amor que eles possuem pelos Pobres. A última atividade da Romaria é uma oração feita em conjunto, em que os participantes renovam o compromisso de servir a quem se encontra em situação de vulnerabilidade social; compromisso este firmado quando os vicentinos ingressam na SSVP.

A festa brasileira contou com programação diversificada. Houve uma Via-sacra Vicentina. Nela, os participantes subiram a um morro com 685 metros de altitude, onde relembraram vida, morte e ressurreição de Cristo. Ainda aconteceram as seguintes atividades: terço rezado por crianças e adolescentes, Workshop de Projetos Sociais (evento para incentivar a criação de ações de promoção social), Festival Cultural de Ozanam (com shows musicais), a Festa Regulamentar de Ozanam (homenageando o fundador) e a Santa Missa de encerramento.

O confrade Cristian Reis da Luz, presidente da SSVP no Brasil, está muito feliz com a realização da Romaria Nacional. “Nosso evento foi um sucesso de vivência e espiritualidade, pois todos nós o fizemos assim. Quero aproveitar esta oportunidade e, de forma especial, agradecer pela participação linda e brilhante de todos em Aparecida (SP)”.

O Conselho Geral Internacional (CGI) foi representado pelo confrade Júlio César Marques de Lima, Vice-presidente Territorial Internacional para a América do Sul, que, no rápido discurso, destacou o trabalho em parceria entre o CGI e o Conselho Nacional do Brasil, e os projetos e iniciativas internacionais em marcha.

A próxima edição da Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário Nacional já tem data marcada. Será nos dias 6 e 7 de abril de 2019.

Fonte: Departamento de Comunicação do Conselho Nacional do Brasil.